ORIENTAÇÕES PARA ALFABETIZADORES
ORIENTAÇÕES DE PROCEDIMENTOS E COMPORTAMENTOS PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
- Ambiente alfabetizador: a leitura e a escrita são
processos cognitivos que vão sendo desencadeados e elaborados a
partir de um ambiente socialmente favorável. Assim, quanto maiores
forem as características alfabetizadoras deste ambiente, maiores
serão as possibilidades de o aluno acessar e absorver toda a
dinâmica do processo. Traga músicas para a sala de aula, assistam
filmes, façam teatros, pendurem o que as crianças quiserem nas
paredes, cultivem plantas na sala, leiam jornais, façam paródias,
desenhem, pintem, façam esculturas de papel, de argila; modelem,
movimentem, conversem e vivam todas estas possibilidades. Isso é um
ambiente alfabetizador.
- Leituras compartilhadas: essas leituras são aquelas
que o professor, ao tomar o livro, não lê solitariamente. Ele faz
com que o aluno também tenha em mãos um exemplar igual ao seu e
assim, pelas primeiras tentativas de aproximação de fala, que vem
do professor, e de leitura (olhar do aluno sobre as páginas)
surgirá a necessidade de se apossar deste código chamado língua. É
um trabalho de estimulação. Ler o jornal para os alunos, pedir para
eles “lerem” pelas imagens e tentar decifrar o que estão achando;
ler história, mapas, enciclopédias, gibis, revistas semanais, bulas
de remédio, receitas de comidas, instruções e assim por diante.
Ler, ler de tudo, ler muito, junto com os alunos.Os jogos podem ser divididos em jogos motores, jogos cognitivos e jogos
afetivos.
-
- No caso de jogos motores eles irão contribuir muito para o
desenvolvimento físico das crianças, principalmente aquelas crianças
pouco desenvolvidas, com baixo peso ou com excesso de peso. Neste caso
os jogos podem ser amarelinha, cinco Marias, queimas e até mesmo
pique-esconde. Já no caso dos jogos cognitivos, eles desenvolvem o
raciocínio lógico e são extremamente positivos principalmente para
crianças com preguiça de pensar.
-
-
- http://www.direcionaleducador.com.br/curso-sequencia-didatica-na-educacao-infantil/5-alfabetizacao-na-educacao-infantil
Nenhum comentário:
Postar um comentário