terça-feira, 14 de outubro de 2014

ORIENTAÇÕES PARA ALFABETIZADORES

ORIENTAÇÕES DE PROCEDIMENTOS E COMPORTAMENTOS PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES
  • Ambiente alfabetizador: a leitura e a escrita são processos cognitivos que vão sendo desencadeados e elaborados a partir de um ambiente socialmente favorável. Assim, quanto maiores forem as características alfabetizadoras deste ambiente, maiores serão as possibilidades de o aluno acessar e absorver toda a dinâmica do processo. Traga músicas para a sala de aula, assistam filmes, façam teatros, pendurem o que as crianças quiserem nas paredes, cultivem plantas na sala, leiam jornais, façam paródias, desenhem, pintem, façam esculturas de papel, de argila; modelem, movimentem, conversem e vivam todas estas possibilidades. Isso é um ambiente alfabetizador.
  • Leituras compartilhadas: essas leituras são aquelas que o professor, ao tomar o livro, não lê solitariamente. Ele faz com que o aluno também tenha em mãos um exemplar igual ao seu e assim, pelas primeiras tentativas de aproximação de fala, que vem do professor, e de leitura (olhar do aluno sobre as páginas) surgirá a necessidade de se apossar deste código chamado língua. É um trabalho de estimulação. Ler o jornal para os alunos, pedir para eles “lerem” pelas imagens e tentar decifrar o que estão achando; ler história, mapas, enciclopédias, gibis, revistas semanais, bulas de remédio, receitas de comidas, instruções e assim por diante. Ler, ler de tudo, ler muito, junto com os alunos.Os jogos podem ser divididos em jogos motores, jogos cognitivos e jogos afetivos.
  •  
  •  No caso de jogos motores eles irão contribuir muito para o desenvolvimento físico das crianças, principalmente aquelas crianças pouco desenvolvidas, com baixo peso ou com excesso de peso. Neste caso os jogos podem ser amarelinha, cinco Marias, queimas e até mesmo pique-esconde. Já no caso dos jogos cognitivos, eles desenvolvem o raciocínio lógico e são extremamente positivos principalmente para crianças com preguiça de pensar.
  •  
  •  
  •  http://www.direcionaleducador.com.br/curso-sequencia-didatica-na-educacao-infantil/5-alfabetizacao-na-educacao-infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário