dia das crianças para se tornar uma rotina comum e
familiar. Os pequenos geralmente aprendem a ler por volta dos cinco
anos, mas precisam ser inseridos no mundo da leitura antes dessa idade.
Para isso, devemos aproveitar o comportamento infantil natural de
observação e imitação das atitudes dos pais, além de relacionar a
atividade a outras atrativas e divertidas.
Paulo Ramicelli,
assessor da diretoria do Instituto EDP, entidade responsável pelo
projeto “Ler é uma Viagem”, explica que o principal mecanismo para
incentivar a leitura é a criatividade. “O momento da leitura tem que ser
visto como uma hora de diversão; associar o hábito a uma obrigação fará
com que a criança tenha a sensação de que está sendo punida, e assim
dificilmente desenvolverá o prazer que a leve a inserir a leitura em sua
rotina.”
O primeiro passo é tornar os livros mais atraentes, e aí entra o papel fundamental dos pais ou responsáveis. “Para as crianças se apaixonarem pelos livros, não é preciso saber ler. Isso pode acontecer sem que elas sejam alfabetizadas. Elas precisam ser estimuladas a ter contato com a leitura antes mesmo de completarem um ano. É necessário que o educador passe um tempo lendo para a criança. A leitura pode ser feita de inúmeras maneiras, mas o ideal é que seja de modo lúdico. Vale apostar em encenações teatrais, fantasias, fantoches e contar com a ajuda de algum instrumento musical que o leitor saiba tocar, sempre estimulando e incentivando a participação do pequeno na brincadeira”, sugere Ramicelli.
O primeiro passo é tornar os livros mais atraentes, e aí entra o papel fundamental dos pais ou responsáveis. “Para as crianças se apaixonarem pelos livros, não é preciso saber ler. Isso pode acontecer sem que elas sejam alfabetizadas. Elas precisam ser estimuladas a ter contato com a leitura antes mesmo de completarem um ano. É necessário que o educador passe um tempo lendo para a criança. A leitura pode ser feita de inúmeras maneiras, mas o ideal é que seja de modo lúdico. Vale apostar em encenações teatrais, fantasias, fantoches e contar com a ajuda de algum instrumento musical que o leitor saiba tocar, sempre estimulando e incentivando a participação do pequeno na brincadeira”, sugere Ramicelli.
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